Presidente da ALEMS comandará Mato Grosso do Sul entre Natal e Ano Novo
Mesa Diretora da ALEMS protocolou projeto de decreto legislativo que autoriza o recesso do Governador do Estado de Mato Grosso do Sul.

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Decreto Legislativo 28/2023, de autoria da Mesa Diretora (2023-2024), que autoriza o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), a licenciar-se do exercício de suas funções, a título de recesso, de 26 de dezembro de 2023 a 14 de janeiro de 2024, período que poderá se ausentar do Estado e também do País.
Conforme o documento, publicado no Diário Oficial do Legislativo (páginas 13 e 14) de sexta-feira (8), durante o período de ausência do chefe do Executivo, o cargo seria assumido pelo vice-governador de Mato Grosso do Sul, Barbosinha (PP). No entanto, em virtude de sua ausência do Estado nas datas, o texto menciona que o exercício da chefia do Poder Executivo, no período de 26 de dezembro de 2023 a 1º de janeiro de 2024, será desempenhado pelo Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gerson Claro (PP), situação prevista nos artigos 86 e 87 da Constituição Estadual. Já no período de 2 a 14 de janeiro de 2024 o Poder Executivo será chefiado pelo vice-governador de Mato Grosso do Sul.
A mensagem ainda informa que a competência privativa do Parlamento em apreciar o pedido de licença formulado pelo governador do Estado, nessa situação, observa as disposições contidas no artigo 269 do Regimento Interno da ALEMS.
Veja Também
Projeto de lei do Pantanal deve iniciar tramitação na ALEMS no dia 28 deste mês
Região da Grande Dourados recebe Novo Hospital Cassems em noite de celebração
Segurança jurídica, conservação e infraestrutura: desafios da Lei do Pantanal
Moderna e inovadora, 1ª Lei do Pantanal visa proteger bioma e garantir produção sustentável
Gerson Claro assume MS como governador em exercício até dia 1° de janeiro de 2024