Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Política

Presidente homenageia luta e aponta conquistas das mulheres brasileiras

Presidente homenageia luta e aponta conquistas das mulheres brasileiras.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva homenageou a luta das mulheres brasileiras em uma postagem nas redes sociais neste sábado, 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. No texto, Lula ressalta que uma de suas prioridades à frente do país nos três mandatos que conquistou pelo voto popular é garantir que toda mulher brasileira seja livre e viva plenamente seus direitos. “Foi por isso que criamos, pela primeira vez na história do Brasil, um Ministério das Mulheres”, escreveu.

Lula citou uma série de políticas e ações do Governo Federal voltadas para garantir e ampliar o direito das mulheres. “Aprovamos a Lei de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens. A Segurança Pública passou a dedicar um eixo exclusivo para a proteção da vida das mulheres. Retomamos o Programa Mulher Viver Sem Violência, com ações integradas nas áreas de segurança, saúde, previdência, justiça, rede socioassistencial e promoção da autonomia financeira”, listou.

O presidente lembrou ainda do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, com o objetivo de prevenir todas as formas de discriminação e violência contra mulheres e meninas, e ressaltou as políticas sociais que permitem às mães terem acesso a creches e pré-escolas, para que elas possam ter tranquilidade no mercado de trabalho.

“Estamos investindo na construção de 1.178 novas creches e pré-escolas de Educação Infantil e criamos o Escola em Tempo Integral, para que as mães tenham a tranquilidade de ir para o trabalho sabendo que seus filhos estão bem cuidados”.

Ainda no plano da qualificação profissional e científica, o presidente apontou o programa Elas Empreendem, que incentiva o potencial empreendedor das mulheres brasileiras, as bolsas de iniciação científica para meninas nas áreas de computação, engenharias e ciências exatas, e citou o Prêmio Mulher e Ciência, que reconhece e estimula as pesquisadoras que contribuem para o avanço científico e tecnológico do Brasil.

“Avançamos muito, mas ainda há muito a ser feito. Todas as conquistas das mulheres são o resultado de muita luta. Lutas por direitos iguais, por melhores condições de trabalho e pelo direito ao voto, que inspiraram a criação desse Dia Internacional das Mulheres. O compromisso do nosso governo é continuar apoiando essas lutas. Para que, de fato e por direito, o lugar da mulher seja onde ela quiser estar”, concluiu o presidente.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura de Ladário discute proteção à mulher vítima de violência

Em instalação da 4ª Vara de Violência Doméstica, deputada fala sobre atenção ao interior

Governo do MS lança edital do Selo Social ‘Empresa Amiga da Mulher’ para incentivar boas práticas no ambiente de trabalho

Neste Dia da Mulher, Governo de MS anuncia novas oportunidades de capacitação profissional

Lei do Feminicídio completa 10 anos com impunidade como desafio

Lula sobre Crédito do Trabalhador: juros menores para sair da mão do agiota

A cada 17 horas, ao menos uma mulher foi vítima de feminicídio em 2024

Diferença entre salário de homens e mulheres recua 1,79% em Mato Grosso do Sul