Projeto de Lei prevê instituição do Dia Municipal da Cultura e da Paz
Projeto de Lei é de autoria do vereador Manoel Rodrigues.
Está em tramitação na Câmara, Projeto de Lei de autoria do vereador Manoel Rodrigues que institui o dia 21 de setembro como Dia Municipal da Cultura e da Paz, com adoção da Bandeira da Paz, visando principalmente a construção de ações práticas e concretas para a implantação da Paz.
O Projeto de Lei foi apresentado na última sessão ordinária da Câmara e, conforme Manoel, será importante também para disseminar a prática de realização de Caminhadas Pela Paz em Corumbá, expandir, de forma organizada, o Movimento Pela Paz e Não Violência em todo a cidade, institucionalizar o ensino da Paz nas escolas e promover a instituição do Dia Municipal da Cultura da Paz.
O Projeto de Lei prevê, nessa data, a realização de atividades artísticas, científicas, culturais, esportistas e religiosas, apresentações e eventos com foco nas consequências positivas que a Paz e a conciliação trazem para a sociedade sul-mato-grossense, e sua importância social, econômica, educativa e espiritual.
Também prevê a criação do Prêmio Paz e Cultura, como forma de homenagear um cidadão ou uma entidade do Município, que tenha realizado um trabalho expressivo em favor da promoção da Paz e da Cultura.
Estabelece ainda que a Bandeira da Paz, medindo 0,85m de altura por 1,40m de largura, deverá ser confeccionada em pano branco, terá ao centro um círculo cor vermelho-púrpura, cujo aro medirá 0,10m a partir da borda externa do círculo, com um diâmetro total de 0,60m, tendo dentro dele, no centro, sobre o fundo branco, três esferas vermelho-púrpura com 0,10m de diâmetro cada uma, dispostas em forma de triângulo ascendente.
A Bandeira da Paz poderá ser hasteada no dia 21 de Setembro de cada ano nas escolas, nos museus, nas bibliotecas, nos prédios, nas repartições, nas instituições educacionais, científicas, culturais ou artísticas municipais e estaduais.
INFRAESTRUTURA
Por outro lado, Manoel Rodrigues solicitou ao secretário Ricardo Ametlla, de Infraestrutura e Serviços Públicos, a reposição de paralelepípedos na Rua Firmo de Matos, entre a Avenida General Rondon e Travessa Acampamento, que foram retirados para correção de vazamento na rede de água, ficando um buraco que está causando transtorno ao trânsito.
Solicitou ainda serviços de limpeza e recolocação de tampa de concreto na galeria de águas pluviais da Rua Firmo de Matos, esquina com a Travessa do Acampamento, que pode causar acidentes de trânsito, além de colocar em riscos pessoas que transitam pelo local.
Veja Também
Na Câmara, vereador pede recuperação de via pública ao lado do Campus Pantanal
Personalidades são homenageadas com Medalha do Mérito Legislativo “Antônio Maria Coelho”
Câmara aprova e contribuinte terá nova oportunidade para quitar dívida com o Fisco Municipal
Prefeito visita construção de parque aquático e ressalta potencialidade turística do empreendimento
Prefeito empossa novos integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural de Corumbá