Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Política

Projeto de Lei que cria Programa Visão Legal na Terceira Idade é apresentado na Câmara

Projeto foi apresentado pelo vereador Allex Dellas.

Um projeto de Lei que cria o Programa Visão Legal na Terceira Idade foi apresentado esta semana na Câmara Municipal de Corumbá, pelo vereador Allex Dellas, e tem por objetivo melhorar a qualidade de vida, por meio da detecção e do tratamento de doenças oftalmológicas e com o fornecimento de armações e lentes.

Pela proposta, o programa atenderá idosos a partir de 60 anos, em regime de mutirão, atuando de forma universalizada dentro das faixas etárias especificadas, em especial a população de baixa renda (conforme Cadastro Único) por meio de ações do Executivo Municipal e da Secretaria de Saúde.

Dessa forma, caberá ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizar profissionais habilitados para a realização da avaliação oftalmológica; o encaminhamento ao Sistema Único de Saúde dos pacientes portadores de doenças detectadas que requeiram tratamento.

O Executivo Municipal fica também responsável pela organização e o gerenciamento do programa; pelo mapeamento dos dados obtidos pelo programa para futuros estudos; bem como o fornecimento de armações e lentes.

Em sua justificativa, o vereador lembrou que o próprio Estatuto do Idoso afirma que “o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, assegurando-lhe as oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde, até mesmo obrigando o poder público a assegurar-lhe a efetivação desses direitos por meio de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e com dignidade”.

Além disso, assegura também a atenção integral à sua saúde, com atenção especial às doenças que os afetam preferencialmente, incumbindo o poder público do fornecimento gratuito de próteses, órtese e outros recursos.

“Existe uma demanda considerável de idosos necessitando de políticas públicas efetivas em termos de saúde ocular em nosso Município e o Programa Visão Legal na Terceira Idade foi pensando justamente em buscar melhoria da qualidade de vida das pessoas a partir de 60 anos”, afirmou Allex pedindo apoio dos demais pares para aprovação do Projeto de Lei.

LAJOTAS SOLTAS

Por outro lado, Allex solicitou ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, a realização de serviços de manutenção com retirada e recolocação de lajotas em um trecho da Rua 15 de Novembro entre as ruas Dom Pedro II e João Afonso, no Bairro Popular Velha. Elas estão soltas e sobressaltadas, dificultando o tráfego de veículos, com riscos de acidentes.

TRÂNSITO

Por meio de indicação, Allex solicitou ao diretor-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), José Wagner de Oliveira Junior, a instalação de um redutor de velocidade na Rua República do Paraguai, trecho entre as ruas Minas Gerais e Paraná, no Bairro Jardim dos Estados, como forma de combater o excesso de velocidade, minimizando riscos de acidentes, envolvendo pedestres, inclusive.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeito entrega títulos definitivos para moradores do Conjunto Júlio Emílio Ismael

Prefeito Marcelo Iunes sanciona doação de área para construção de casas populares no bairro Guatós

Allex reivindica pavimentação da Rui Barbosa, no Bairro Centro América

Recapeamento de trecho da Rua Luiz Feitosa é solicitada pelo vereador Allex Dellas

Saúde realiza capacitação em odontopediatria para profissionais das Estratégia de Saúde da Família

Projeto de Lei institui 25 de março como Dia da Comunidade Árabe em Corumbá

Campanha Dezembro Verde – Não ao Abandono de Animais pode ser instituída na cidade

Vereador Allex Dellas pede informações sobre as obras do novo campo de futebol do Cravo Vermelho

Allex cobra reforço no patrulhamento e rondas ostensivas nas escolas municipais

Servidores da Câmara de Corumbá terão novo Plano de Cargos e Carreiras em 2025