Projeto de Lei que veda a pesca é debatido pelos parlamentares
Neno Razuk afirmou que não irá ceder a pressões e permanecerá em defesa do meio ambiente.

Na sessão ordinária desta quarta-feira (12), o deputado Neno Razuk (PL) fez uso da tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), para debater o Projeto de Lei 275 de 2024, que dispõe sobre a pesca no Estado. Vários parlamentares participaram do debate.
A proibição da pesca, do transporte e da comercialização de 29 espécies por um período de cinco anos, tem dividido opiniões entre ambientalistas, pescadores e empresários do setor. Neno Razuk afirmou que não irá ceder a pressões e permanecerá em defesa do meio ambiente.
“Sou a favor do debate sobre a proibição da pesca, dos prejuízos das PCHs [Pequenas Centrais Hidrelétricas] ao meio ambiente e dos venenos utilizados nas lavouras que prejudicam os rios. Fizeram um abaixo-assinado, que não mostrou o que o projeto representa. Infelizmente, estão manipulando com o intuito de denegrir e destruir o projeto. O mundo vem preservando e, aqui no Estado, por interesses de alguns, poderemos regredir e destruir nossos rios”, disse Neno.
A proposta gerou forte oposição de alguns setores, os quais argumentam que a medida impacta diretamente a economia e compromete o sustento de muitas famílias. Zeca do PT e Gleice Jane (PT) são a favor da retirada do projeto e a ampliação do debate.
João Henrique (PL) defendeu oportunidades para que os ribeirinhos e pescadores artesanais possam se profissionalizar e ter uma renda maior. “Eles poderão ser guias de turismo, e trabalhar de forma que preserve o rio, assim como foi feito no Estado de Mato Grosso”.
O presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), confirmou a realização da audiência pública, no próximo dia 21, a partir das 13h, no Plenário Deputado Júlio Maia. “Vamos debater com todos os atores envolvidos e buscar um consenso. Irá valer o poder da democracia. A Comissão Permanente de Meio Ambiente já está convocando as instituições de pesquisa, associações, profissionais da pesca e o trade turístico”, informou o presidente.
Veja Também
Emenda altera texto original e pesca do Dourado pode continuar proibida por um ano
Pesca do dourado continua proibida nos rios de Mato Grosso do Sul até março de 2025
Deputado alerta sobre o risco de liberar a pesca do dourado “é retroceder na proteção ambiental”
Deputado defende projeto que proíbe transporte de peixes para repovoar rios de MS
Câmara vai buscar apoio das autoridades para atender famílias do Paiaguás
Mais uma vez MS marca forte presença na Pesca Trade Show, maior feira de pesca esportiva do Brasil
Deputado defende transporte zero e critica parecer da DPU sobre projeto da pesca