Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Política

SECOM firma parceria com o Conselho Nacional de Saúde para combater notícias falsas

Ministro Paulo Pimenta considera que sites que disseminam fake News devem ser punidos

Notícias falsas na área da Saúde serão combatidas em ação cooperada - Foto: LF Barcelos (Ascom CNS)

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, recebeu o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, na tarde desta quinta-feira (19/01). No encontro, debateram a construção de parceria para combater a disseminação de notícias falsas na área da saúde. "Essa é a primeira parceria de combate às fake news que a Secom vai consolidar", anunciou o ministro.

Para Pimenta, as consequências provocadas pela disseminação de falsas informações são sérias. Na área da Saúde, o problema é ainda mais grave. "Acompanhamos durante a pandemia a quantidade de notícias mentirosas que circularam e, recentemente, informações que não são verdadeiras sobre a vacinação de sarampo e poliomielite", revelou o ministro.

"Fake news sobre o tema Saúde matam e a cooperação com o Estado vai fortalecer esse trabalho de impedir que as pessoas sejam desinformadas", afirmou Pigatto. É papel do Conselho, segundo o presidente, combater as falsas notícias que são divulgadas nas redes.

Por fim, Paulo Pimenta destacou que o campo da Saúde é sensível e é necessário atacar discursos falsos, em especial porque as plataformas de "caça-cliques" se valem dessas informações para atrair leitores. "Esses sites devem ser penalizados ao divulgar fake news, pois os espaços na sociedade para propagação devem ser de informações e notícias, não de mentiras. A partir de hoje, seremos uma rede que divulga apenas a verdade".

ZÉ GOTINHA — Ainda na pauta do encontro, foi discutida a relevância e o significado do "Zé Gotinha" nas campanhas nacionais de vacinação. "O Zé Gotinha precisa voltar a ser um personagem fortalecido. O Zé Gotinha voltou com tudo!", afirmou Pigatto, referindo-se ao famoso mascote da vacinação infantil. O ministro Paulo Pimenta complementou, afirmando que um dos papeis da Secom é somar forças e contribuir para o fortalecimento e ampliação desse trabalho.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ministro Paulo Pimenta reafirma compromisso do Governo Federal com liberdade de expressão e exercício profissional dos jornalistas

Pfizer entrega 7.7 milhões de doses da vacina pediátrica e baby contra a COVID-19 ao Brasil

Com 6 milhões de doses aplicadas, MS completa dois anos de vacinação contra a covid

CTNBio aprova biossegurança de vacina contra a dengue

Secretaria Municipal de Saúde imunizou mais de 150 munícipes na “Ação contra COVID-19” realizada sábado

Mato Grosso do Sul vai receber 242 mil doses de vacina bivalente contra a covid-19

Governo Federal lança campanha Brasil contra Fake e reforça luta contra a desinformação

Na Câmara, ministro da Secom defende regulação de big techs

Saúde adota novo esquema vacinal contra a poliomielite em Mato Grosso do Sul