Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Política

Sem bancada, Corumbá vê indicações encolherem na Assembleia

Município teve apenas 23 solicitações de melhorias feitas por deputados em 2023.

No primeiro ano após voltar a ficar sem representantes na Assembleia Legislativa, Corumbá foi alvo de apenas 23 indicações de melhorias feitas por deputados estaduais. O número equivale a menos de duas indicações por mês.

Conforme dados da Casa de Leis, dos 24 parlamentares, 12 levaram demandas de Corumbá à frente no ano passado. Pedrossian Neto (PSD) foi quem mais fez indicações para o município, com cinco proposições - entre elas, pedidos de serviços de iluminação pública, obras de infraestrutura, além de reforma e manutenção de escolas.

João César Mattogrosso (PSDB) e Pedro Kemp (PT) fizeram quatro indicações cada. O tucano pediu reparos em uma ponte sobre o Rio Nabileque e reformas em escolas estaduais. O petista também solicitou reparos em uma escola, além de medidas para a comunidade indígena Guató e implantação de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal.

Zeca do PT fez duas indicações para Corumbá no ano passado. Já Lia Nogueira (PSDB), Marcio Fernandes (MDB), Zé Teixeira (PSDB), Gleice Jane (PT), Antonio Vaz (Republicanos), Coronel David (PL), Gerson Claro (PP) e Neno Razuk (PL) fizeram uma indicação cada.

Em geral, as indicações são proposições feitas pelos deputados, mas que não dependem da aprovação de uma lei ou apenas da vontade do Poder Legislativo para serem concretizadas. São exemplos de pedidos via indicações o aumento no efetivo policial em determinado bairro, a instalação de sinalização de trânsito em uma rua ou avenida, reparos em uma escola ou medidas assistenciais pontuais.

Em 2023, Corumbá voltou a ficar sem representantes legítimos na Assembleia Legislativa, o que deixou a cidade refém de parlamentares sem base eleitoral ou identificação com a região. Na legislatura anterior, o município chegou a ter dois deputados em atividade. Com isso, obteve 118 indicações em quatro anos - média de quase 30 por ano.

De quebra, Ladário também sente a falta de representatividade pantaneira na Casa de Leis. O município foi alvo de apenas cinco indicações no ano passado. Entre 2019 e 2022, foram 30 indicações de melhorias.

Corumbá fica atrás até de municípios menores

Com 96,2 mil habitantes em 2023 - segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Corumbá chegou a ficar atrás de municípios menores no ranking de indicações feitas para o interior.

Bonito, que, apesar do apelo turístico, tem 23,6 mil habitantes, foi alvo de 26 indicações no ano passado.

Naviraí, com 50,4 mil habitantes, foi lembrada 33 vezes em indicações de deputados estaduais.

Aquidauana e Nova Andradina, com menos de 50 mil habitantes, tiveram 41 indicações cada.

Já Miranda, com 25,5 mil habitantes, teve 38 indicações em 2023.

Entre as maiores cidades do interior, Corumbá também ficou atrás de Dourados (437 indicações), Três Lagoas (48) e Ponta Porã (40).

SIGA-NOS NO

Veja Também

PSDB Corumbá fortalece ainda mais o partido para as eleições municipais com a filiação de lideranças

Audiência avança e primeiro passo será investir na unidade semi-intensiva neonatal

Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá

Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá