Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Política

TRE/MS cassa Rafael Tavares e Paulo Duarte assume como deputado

Houve negligência do PRTB em substituir duas candidatas que tiveram suas candidaturas indeferidas

Paulo Duarte e Rafel Tavares - Fotos: Divulgação/Alems

O deputado Rafael Tavares (PRTB) teve sua candidatura cassada por fraude praticada pelo partido pelo qual se elegeu e Paulo Duarte (PSB) assumirá. Julgamento nesta tarde considerou que houve negligência do PRTB em substituir duas candidatas que tiveram suas candidaturas indeferidas.

Lei federal determina que 30% das candidaturas sejam femininas e em Drap (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários) apresentado pelo partido em março à Justiça Eleitoral, havia 25 candidatos, sendo 17 homens e oito mulheres. Após o indeferimento de Camila Monteiro Brandão e Sumaira Pereira Alves Abrahão, sobraram 17 candidatos e seis candidatas, descumprindo a cota.

“E mesmo assim, o partido não as substituiu e não reduziu a quantidade de homens. Desde o início elas estavam inelegíveis e com plena ciência do partido”, afirmou o relator do caso, desembargador Paschoal Carmelo Leandro. Camila não estava quite com a Justiça Eleitoral por causa das eleições de 2020 e Sumaira não se descompatibilizou de cargo público.

No decorrer da Ação de Investigação Judicial Eleitoral, impetrada pelo União Brasil em 14 de outubro do ano passado, o PRTB não conseguiu comprovar que as duas candidaturas teriam sido apenas para cumprir paliativamente a cota, sem haver, de fato, intenção de concorrência.

“Os partidos devem cumprir a exigência (de cumprimento da cota de gênero) durante todo o processo eleitoral e ao facultar essa interpretação, se permite que partidos possam com artimanhas e jeitinhos, burlar a efetiva participação mínima das mulheres, cumprindo a lei apenas no papel”, definiu Carmelo Leandro.

Assim, foi determinada a nulidade de todos os votos dados ao PRTB e seus candidatos nas Eleições 2022 e assim, o único eleito, Tavares, perdeu o cargo. Foi assim também definida a inelegibilidade  das duas rés por oito anos e “anular os votos do PRTB a todos os candidatos aos cargos e a retotalização das respectivas vagas”. O voto do relator foi seguido por todos os demais juízes.

União Brasil - a senadora Soraya Thronicke, presidente do partido que impetrou ação contra o PRTB, disse ao Campo Grande News que a cassação por fraude é uma vitória de todas as mulheres.

"O PRTB não cumpriu a cota feminina e amanhã ele não é mais deputado, mais uma conquista. O PRTB vai pagar caro por isso, por que não se brinca com mulheres brasileiras, parabenizo o União Brasil mais vez", sustentou.

Sobre o deputado que assumirá o cargo, ela afirma que não conhece Paulo Duarte, mas "abracei essa causa. O partido teve consciência, não quero um deputado que cometa fraudes na legislação. Tentaram me intimidar, mas vou lutar até o fim pelo direito das mulheres".

SIGA-NOS NO

Veja Também

Rafael Tavares diz que vai recorrer de cassação decidida pelo TRE-MS

Soraya Thronicke registra boletim após ser xingada em entrevista ao vivo

GT aponta que agressão verbal contra senadora em programa de rádio pode configurar violência política de gênero

TRE do Ceará decide cassar toda a bancada estadual do PL por fraude à cota de gênero

Com emendas da bancada, Soraya Thronicke já destinou mais de R$ 3 bi ao Mato Grosso do Sul

Confirmada fraude à cota de gênero nas Eleições 2022 para deputado estadual em MS, Paulo Duarte deverá assumir na Alems

Solenidade marca aposentadoria do Des. Paschoal Carmello Leandro