TRE-MS recebe proposta para inclusão de PcDs curateladas no processo eleitoral
Projeto visa implementar medidas que viabilizem o exercício da cidadania e o aprimoramento da participação política.
O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), Desembargador Paschoal Carmello Leandro, reuniu-se, na tarde da última quinta-feira (1º), com a advogada e Presidente do Conselho de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONSEP/MS) e ex-servidora do TRE-MS, Tânia Regina Noronha Cunha, de quem recebeu a proposta de adesão por parte do TRE-MS ao projeto "Inclusão Eleitoral de Pessoas com Deficiência Curateladas”.
Na ocasião, também estiveram presentes a Subsecretária de Estado de Políticas para Pessoas com Deficiência (SETESCC), Telma Nantes de Matos, a chefe de gabinete da SETESCC, Laís Paulino, e o Diretor-Geral do TRE-MS, Hardy Waldschmidt.
O projeto, elaborado por Tânia Regina e Jerusa Gabriela Ferreira, advogada da União, visa incluir as pessoas com deficiência curateladas no processo eleitoral por meio da implementação de medidas que viabilizem o exercício da cidadania e o aprimoramento da participação política. O projeto sugere, ainda, a expedição de resolução por parte do TRE-MS em que se determina o alistamento eleitoral da parcela populacional alvo da ação, bem como a revisão da situação das pessoas com deficiência curateladas, a ser efetuada pelos cartórios eleitorais.
Por se tratar de matéria afeta à Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MS), o projeto foi encaminhado à unidade e aguarda parecer da assessoria técnica.
Veja Também
Quase 3000 vagas estão disponíveis nesse início de semana em Mato Grosso do Sul
Semana começa em MS com 3,1 mil vagas de emprego abertas na Funtrab
Fundação oferece 3.240 vagas de trabalho no Estado, 70 para PCDs
Em Corumbá, 5 mil pessoas precisam regularizar situação eleitoral para participar do pleito de 2024
Em Corumbá, 5 mil pessoas precisam regularizar situação eleitoral para participar do pleito 2024
Desembargador corumbaense Paschoal é homenageado em sua última sessão na 1ª Câmara Criminal
Solenidade marca aposentadoria do Des. Paschoal Carmello Leandro