Vereador Hesley propõe criação de projeto de reforço escolar na Rede Municipal de Ensino
O vereador explicou que a proposta visa ainda apoiar estudantes que têm menor afinidade e facilidade com uma determinada matéria.
Na sessão ordinária de terça-feira, 15, Hesley apresentou um Projeto de Lei nesse sentido, como forma de contribuir para resolver problemas de aprendizagem pontuais ou contínuos, além de solucionar dúvidas que possam estar atrapalhando a criança na hora de acompanhar a aula.
O vereador explicou que a proposta visa ainda apoiar estudantes que têm menor afinidade e facilidade com uma determinada matéria; prevenir a distorção idade-série e combater a evasão escolar; melhorar a autoestima e a motivação dos alunos, assim como respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem e dificuldades de cada aluno.
A proposta é que o projeto seja organizado e executado pela Secretaria Municipal de Educação tendo como público-alvo, estudantes do ensino fundamental, anos iniciais, do 2° ao 5° ano, e estudantes do ensino fundamental, anos finais, do 6° ao 9° ano;
O atendimento será presencial em contraturno escolar com foco na recuperação e consolidação das aprendizagens, e a operacionalização do projeto será conduzida de forma articulada entre a Secretaria Municipal de Educação, as equipes gestoras das unidades escolares e os profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem,
O reforço escolar terá como foco principal os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, consideradas áreas fundamentais para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Contará com a atuação de profissionais da educação devidamente habilitados e serão encaminhados para a unidade escolar de acordo com a demanda de cada uma seguindo orientações da Secretaria Municipal de Educação.
“O reforço escolar é uma estratégia pedagógica fundamental para ajudar os estudantes a superarem dificuldades e a acompanhar o ritmo da turma. Ele pode ser uma ferramenta para combater a evasão escolar e promover a equidade educacional”, enfatizou.
COMITIVA CULTURAL
Por outro lado, o vereador está sugerindo à diretora da Fundação da Cultura, Wanessa Pereira Rodrigues, a inserção no calendário de eventos da instituição, o Porto Geral da cidade para a realização do projeto Comitiva Cultural, em alguns domingos do ano.
“Trata-se de um local que recebe grande número de pessoas, principalmente aos domingos, que buscam atividades culturais, de lazer e entretenimento. Por isso seria de grande valia inserir este espaço dentro da programação de eventos da Fundação para a realização do projeto”, reforçou.
EM ALBUQUERQUE
Junto com o vereador Chicão Vianna, Hesley pediu o secretário Marcelo Rodrigues Antunes, de Infraestrutura e Serviços Públicos, a realização de serviços urgentes visando a limpeza e roçada do cemitério do Distrito de Albuquerque, bem como da área de entorno.
Os dois enfatizaram que a vegetação, com as chuvas, tem crescido bastante, atrapalhando pessoas que desejam visitar e prestar homenagens aos entes queridos. Explicaram ainda que tem prejudicado o lazer e a prática de esporte por parte dos moradores, pois a vegetação vem tornando inutilizável o único campo de futebol localizado ao lado do cemitério.
Veja Também
Nomeados integrantes das nove Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores de Corumbá
Vereador Hesley pede apoio de senadora para reforma do Centro de Qualificação Profissional da cidade
Hesley propõe criação de Banco de Apoio e Incentivo a Inserção no Mercado de Trabalho
Após audiência pública, Energisa anuncia levantamento nos assentamentos rurais