Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Política

Vereador pede intervenção de autoridades estaduais para construção de nova ponte na fronteira

Ponte atual não comporta o grande fluxo de veículos na região.

O vereador Nelsinho Dib está pedindo intervenção de autoridades estaduais visando a construção de uma nova ponte na fronteira do Brasil com a Bolívia, em Arroyo Concepción, como forma de melhorar o fluxo de veículos entre os dois países.

Após apresentar um projeto de uma nova ponte, mais ampla, o vereador, por meio de indicação, pediu apoio do governador Eduardo Riedel; dos senadores Nelsinho Trad, Soraya Thronicke e Tereza Cristina, e dos deputados federais Beto Pereira, Vander Loubet, Dagoberto Nogueira, Luiz Ovando, Geraldo Rezende, Marcos Pollon, Rodolfo Nogueira e Camila Jara, para viabilizar o empreendimento.

No documento apresentado ontem, Nelsinho solicitou realização de estudos e análises técnicas e financeiras cabíveis, assim como encaminhamentos e tratativas necessários, visando a obtenção de recursos para execução da obra.

Hoje, conforme informações da Receita Federal de Corumbá, são cerca de três mil veículos de passeio atravessando a fronteira diariamente, além de 600 caminhões responsáveis pelo transporte de mercadorias, diariamente. O grande fluxo fez com o Auditor Fiscal e Delegado da Alfândega da Receita Federal em Corumbá, Erivelto Moyses Torrico Alencar, apontasse a necessidade de melhorar o tráfego de veículos na fronteira entre os dois países e isso, conforme ele, passa pela construção de uma nova ponte, mais ampla.

O assunto foi tratado no primeiro semestre entre Erivelto e o presidente da Câmara, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), que também reconheceu essa necessidade, citando inclusive o projeto do vereador Nelsinho Dib.

Nelsinho ressalta que a nova ponte é uma necessidade urgente para desafogar o fluxo enorme de veículos na fronteira, e melhorar importante via de ligação ligando o Brasil e a Bolívia aos Portos do Chile, no Oceano Pacífico.

Além de melhorar as condições de tráfego, Nelsinho cita que uma nova ponte, com estrutura adequada, pista dupla, vai ajudar a desafogar o grande fluxo diário de veículos, não só de automóveis de pequeno porte, mas também de carretas, responsáveis pela exportação e importação de produtos.

ILUMINAÇÃO NECESSÁRIA

Na mesma sessão, o vereador solicitou ao prefeito Marcelo Iunes, estudos necessários visando a expansão de rede de energia visando implantação de sistema de iluminação pública na Avenida Santa Cruz entre as ruas Tiradentes e Geraldino Martins de Barros, para atender a comunidade local, proporcionando maior segurança a todos, inclusive aos adeptos de atividades físicas que utilizam o espaço para caminhadas, principalmente.

Além disso, está solicitando providências visando realização de serviços de recuperação de manutenção do sistema de iluminação pública das ruas e alamedas localizadas no Distrito de Albuquerque, em atendimento a reivindicações da comunidade, visando melhorar as condições de vinda, proporcionando maior segurança aos moradores.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Câmara homenageia delegado da Receita pela parceria por um trânsito mais seguro

VÍDEO: Grande volume de carretas e motoristas impacientes gera engarrafamento e inúmeras infrações de trânsito na fronteira

DNIT descarta pista adicional na BR-262, apesar de ‘caos’ no Posto Esdras

Bira busca informações sobre regularização de imóveis residenciais em Corumbá

Em Corumbá ou Ladário, novo porto seco deve dobrar movimento na fronteira

Câmara faz parceria com a Fiems para implementar práticas sustentáveis no legislativo

Vereador cobra fiscalização para acabar com emaranhados de fios nos postes da cidade

Vereador sugere que Habite-se seja liberado após cumprimento de normas complementares