Vereador pede que Governo mantenha o COPE em atividades em Corumbá
Recentemente foi ventilado o encerramento das atividades do COPE na região, causando preocupação por parte das autoridades locais.
A permanência da base do Comando de Operações Penitenciárias (COPE) em Corumbá, foi solicitada pelo vereador Alexandre Vasconcellos para evitar que a região fique sem um serviço importante de segurança pública, passando a depender de Campo Grande, distante 420 quilômetros da maior cidade pantaneira.
Na segunda-feira, 29, Alexandre levantou o assunto tendo em vista que, recentemente, foi ventilado o encerramento das atividades do COPE na região, causando preocupação por parte das autoridades locais.
Na tentativa de reverter o quadro, Alexandre apresentou um requerimento de urgência especial direcionado ao secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, com cópia ao diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS), Rodrigo Rossi Maiorchini, reivindicando a permanência do órgão na cidade.
Lembrou que o COPE está há mais de quatro anos em Corumbá no serviço especializado de escoltas de alto risco e é responsável pela primeira resposta em intervenções nos presídios, para evitar que a crise aumente. Citou ainda que o Grupo de Escolta Penitenciária (GEP) não possui treinamento e nem legalidade para atuar em crises e intervenções nos presídios.
“Se acontecer uma crise o COPE de Campo Grande levará cerca de duas horas para juntar os integrantes na base e mais cinco horas para o deslocamento até Corumbá, ou seja, um tempo de resposta altíssimo”, observou.
TRÂNSITO SEGURO
Por outro lado, Alexandre solicitou ao diretor-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat), Paulo André de Araújo Júnior, a implantação de sinalização de trânsito em frente ao Condomínio Santos Dumont, localizado na Rua Porto Carrero, entre as ruas Edu Rocha e 21 de Setembro, no Bairro Aeroporto.
Pediu demarcação de faixa de pedestres nos dois sentidos da via; pintura de segurança em linha transversal; instalação de placa indicativa de velocidade máxima de 30 km; instalação de placa indicativa de proibido estacionar; pintura de faixa amarela na extensão de cinco metros, no lado esquerdo da portaria do condomínio, sentido bairro centro.
Destacou que o fluxo diário de carros pequenos, caminhões e pedestres, é intenso em toda a região, e que por isso mesmo é necessária uma sinalização adequada na via. Ele lembra que o condomínio possui 84 apartamentos distribuídos em 14 blocos, e que nos horários de pico, há uma grande movimentação de veículos e pessoas com destino às escolas e ao exercício de suas atividades, havendo, portanto, um alto risco de acidentes .
INFRAESTRUTURA
Por outro lado, Alexandre solicitou ao secretário Ricardo Ametlla, de Infraestrutura e Serviços Públicos, a execução de obras de pavimentação asfáltica na Rua 21 de Setembro, entre as ruas Ceará e Paraíba, no Bairro Nova Corumbá, visando atender os moradores. Vale salientar que a Rua Paraíba está recebendo benfeitorias, o que não está previsto na 21.
Reivindicou ainda ao titular da pasta de Infraestrutura, a pavimentação por meio de lajotas sextavadas da Alameda São Carlos, paralela à Rua do Carmo, no Bairro Previsul, como forma de atender os moradores que reclamam da pavimentação de várias outras alamedas, mas que a São Carlos não está contemplada, e que é preciso melhorar o tráfego de veículos e pedestres na via.
Veja Também
Vereador busca informações sobre presença de infectologista na rede pública de Corumbá
Definida Comissão da Câmara de Corumbá que vai tratar da questão relacionada aos produtores rurais
Duplicação da BR-262 é apontada como solução para a rodovia em solo pantaneiro
Vereador comemora vinda de oito escrivães para a Polícia Civil de Corumbá
Vereador pede mutirão para regularização de imóveis residenciais em Corumbá
Sancionada Lei Municipal de Inovação e Empreendedorismo Digital de Corumbá
Sancionada Lei que cria o “Banco de Ração e Acessório para Animais” em Corumbá