Vereador sugere campanha educativa para reutilização do óleo vegetal de cozinha
Preocupação de Allex é com o descarte inadequado do produto que afeta o meio ambiente.

A realização de campanhas educativas sobre a reutilização do óleo vegetal de cozinha é o que está sugerindo o vereador Allex Dellas à Prefeitura, para evitar que o produto seja descartado de forma inadequada, causando danos ao meio ambiente e até mesmo prejuízos aos cofres públicos.
Na última sessão ordinária da Câmara Municipal, o vereador apresentou uma indicação direcionada à diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Moreira Boabaid, fazendo essa sugestão.
“Vou inclusive marcar uma agenda com a diretora para tratar pessoalmente dessa questão que nos preocupa muito. A reciclagem do óleo de cozinha é muito importante já que pesquisas apontam que um litro despejado na natureza, polui mais de um milhão de litros de água, um prejuízo enorme para o meio ambiente”, informou.
“Para que as empresas possam reciclar o óleo vegetal, é necessário que ele seja descartado de forma adequada e que, em geral, o óleo de cozinha é lançado diretamente na rede de esgotamento sanitário, aderindo às paredes das tubulações, reduzindo o diâmetro delas, prejudicando o transporte do esgoto, aumentando a pressão e os vazamentos, diminuindo a vida útil e provocando o completo entupimento da rede coletora”, citou.
O vereador lembrou que vários municípios brasileiros realizam campanhas constantes visando o descarte adequado do óleo vegetal de cozinha. Já há algum tempo, escolas estão participando de campanhas de coletas. “Isso pode ocorrer aqui também. É uma forma de conscientizar as crianças sobre a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente”, salientou.
Veja Também
Vereador sugere reforço das campanhas de combate às queimadas urbanas
Projeto de Edinaldo prevê espaços seguro para a prática de soltar pipas na cidade
Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá