VÍDEO: “Eu não acredito que sejam brasileiros”, diz deputado bolsonarista do MS
As declarações mentirosas do bolsonarista foram feitas durante uma entrevista no “Papo das 7”, do Bom Dia MS
Na manhã desta quarta-feira (25), em uma entrevista, o deputado bolsonarista Luiz Ovando (PP), reeleito para um segundo mandato na Câmara, disse que não acredita que os indígenas Yanomâmis resgatados por equipes do Ministério da Saúde (MS), em situação crítica, sejam brasileiros.
As declarações mentirosas do bolsonarista foram feitas durante uma entrevista no “Papo das 7”, do Bom Dia MS, da afiliada local da Globo. O deputado havia sido questionado sobre como a pauta dos grupos indígenas que vivem em uma crise humanitária em Roraima, deveria ser abordada no Congresso.
“Precisamos saber quem são esses indígenas e como eles chegaram naquela condição, total desnutrição, não se nega um fato, agora quem são esses indígenas, alguém os entrevistou? Eu não acredito que aqueles indígenas sejam brasileiros, provavelmente sejam venezuelanos, como a Venezuela está em um estado deplorável”, declarou Ovando.
Nos últimos dias, mais de mil indígenas em estado grave de saúde foram salvos nas Terras Indígenas Yanomâmis por grupos médicos que estão trabalhando de forma emergencial em comunidades dentro da reserva. Os indígenas sofrem, principalmente, com malária e com desnutrição grave.
Nesta terça-feira (24), a Polícia Federal (PF) iniciou uma investigação para apurar o genocídio dos povos Yanomâmis, em Roraima, na fronteira com a Venezuela. O inquérito também irá analisar as responsabilidades das autoridades que deveriam assegurar a defesa dos povos e se omitiram.
A investigação está sendo feito sob sigilo e continua em andamento. Por ora, o principal acusado: a última gestão do Planalto, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Veja Também
Governo quer adiantar recrutamento de médicos para distritos indígenas
Governo distribui 4 toneladas de alimentos para comunidades yanomami