Yussef reapresenta Projeto que obriga religação de água mesmo com débitos pendentes
Proposta de Yussef visa proteger a dignidade humana.
A proposta do parlamentar visa a proteção à dignidade humana e o não cumprimento acarretará a responsabilização à concessionária gerando multa diária de R$ 500,00 até o limite de R$ 100.000,00, além do pagamento de multa que deverá ser revertida ao Fundo Especial de Apoio a Programas de Proteção e Defesa do Consumidor.
Dessa forma, quando um novo ocupante de um imóvel comparecer à concessionária de serviços públicos para solicitar a ligação de água, a empresa tem o dever de fornecer o serviço que é essencial, mesmo que o inquilino ou proprietário anterior do imóvel tenha deixado contas sem pagar.
“É ilegal e abusiva condicionar a nova ligação ao pagamento pelo consumo de terceiros, pois a dívida não tem relação com o imóvel. Cabe à concessionária, promover a cobrança judicial no nome da pessoa física ou jurídica que fez o cadastrado como consumidor, pois este forneceu seus documentos e dados no momento que teve sua ligação aprovada”, afirmou.
“A jurisprudência é pacífica, tendo o Superior Tribunal de Justiça decidido que a obrigação de pagar por serviço de natureza essencial, tal como água, não é ‘propter rem’, mas pessoal, do usuário que efetivamente se utiliza do serviço, ou seja, obrigação que acompanha um bem, geralmente um imóvel, independentemente de quem seja o dono ou morador”, reforçou.
Veja Também
Câmara e Prefeitura fecham 1º quadrimestre de 26 e atendem limites impostos pela LRF
Câmara aprova projeto que reduz jornada de 30 horas para profissionais de enfermagem
Yussef quer acabar com proibição de novas ligações de água e luz em caso de pendências de terceiros
Câmara derruba dois vetos totais do Executivo sobre transporte e vagas de trabalho