Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Saúde

Butantan antecipa em um mês início da entrega de vacinas contra gripe ao Ministério da Saúde

Nesta quinta (29), serão entregues 5 milhões de doses; até abril, serão mais 70 milhões de doses do imunizante que será usado na campanha nacional de vacinação contra a influenza em 2024.

O Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo, antecipou em um mês o início da entrega de doses da vacina trivalente contra influenza ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. A primeira entrega de 5 milhões de doses, referente às 81,8 milhões previstas em contrato, ocorre nesta quinta-feira (29). Até o mês de abril, o instituto entregará mais 70,2 milhões de doses, para a campanha nacional de vacinação contra a influenza. As outras 6,6 milhões de doses serão entregues em setembro, quando ocorrerá a campanha contra influenza dos estados do norte do Brasil.

O vírus da gripe é altamente mutável. Por isso, anualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) define, com base nas cepas circulantes no mundo, quais irão compor os imunizantes para cada hemisfério. Neste ano, para o hemisfério sul, foram designadas: A/Victoria/4897/2022 (H1N1); A/Thailand/8/2022 (H3N2); e B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria).

“A vacinação contra influenza é de extrema importância, sobretudo para idosos e pessoas com algum tipo de comorbidade. O vírus influenza ainda causa preocupação devido à capacidade de adaptação, além de facilitar as complicações para outras síndromes respiratórias. Antecipar os lotes desta vacina ao Ministério da Saúde, reforça o compromisso do Butantan com a saúde pública da população brasileira”, afirma o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás.

O imunizante trivalente do Butantan é produzido por meio de vírus inativado e utiliza como matéria-prima ovos embrionados, que servem como incubadora para o vírus. Desde 2021, a vacina entrou para a lista de pré-qualificadas da OMS. A adesão neste rol significa uma validação às Boas Práticas de Fabricação (BPF) e aos processos de farmacologia, estudos clínicos, regulação, produção e qualidade envolvidos na fabricação desse imunizante.

Sobre a influenza

A gripe é uma doença respiratória infecciosa aguda causada pelo vírus influenza, que circula em todo o mundo. A doença é mais frequente nos meses de outono e inverno. Os vírus influenza que têm característica de circulação sazonal são os tipos A e B, que apresentam uma grande variedade de subtipos e linhagens. A cada ano, as cepas circulantes variam devido à alta capacidade de mutação do vírus, o que torna necessária a produção de novas versões da vacina.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Butantan entrega mais de 10 milhões de doses de vacina contra a gripe ao Ministério da Saúde

Pela primeira vez, Butantan exporta doses contra influenza à Bolívia, Colômbia e Cuba

Butantan pede à Anvisa autorização para uso no Brasil de vacina contra Chikungunya

Butantan deve pedir registro de nova vacina contra a dengue até julho

Mato Grosso do Sul recebe primeira remessa da vacina contra Influenza com 108 mil doses

Corumbá abre amanhã, 20 de março, vacinação contra gripe para público prioritário

Corumbá abre quatro postos para campanha de multivacinação no sábado, 23 de março

Ladário inicia Vacinação contra a Gripe Influenza neste sábado, 23 de março

Ao lado de Nísia, Lula se vacina contra a gripe e reforça que imunizantes salvam vidas

Butantan estuda desenvolvimento de vacina em aerossol contra pneumonia

Dengue: Anvisa pede esclarecimentos para aprovar vacina do Butantan