Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Saúde

Cassems realiza mais um transplante de medula óssea e consolida procedimento de alta complexidade em Mato Grosso do Sul

O beneficiário da Cassems, Paulo César Rodrigues do Reis, recebeu após confirmação da "pega" da medula óssea

Pacienete transplantado Paulo Cesar Rodrigues Reis - Foto: Messias Ferreira/Divulgação

O Hospital Cassems de Campo Grande realizou mais um transplante de medula óssea bem-sucedido e após receber alta hospitalar, o paciente Paulo César Rodrigues dos Reis, de 64 anos, voltou para casa junto com a família. O sucesso de mais um procedimento de alta complexidade, realizado no início do mês, consolida o projeto de ampliação do serviço de transplante iniciado pela Caixa dos Servidores.

“Pouco mais de dois anos atrás, nós estávamos comemorando a autorização dada pelo Ministério da Saúde para realizarmos transplantes de medula óssea e, hoje, estamos celebrando o segundo transplante feito, com sucesso, no Hospital da Caixa dos Servidores de Campo Grande. Então, para todos nós da família Cassems, diretoria, conselheiros, colaboradores e médicos, é uma enorme satisfação divulgar essa notícia. Quando a gente ouve a frase: ‘a medula pegou’, um sentimento de gratidão toma conta de todos nós”, celebra o presidente da Cassems, Ricardo Ayache.

A médica hematologista e responsável técnica pelo transplante de medula óssea no Hospital Cassems de Campo Grande, Soraia Romanini também comemora o sucesso de mais um transplante. “Estamos felizes por mais um paciente ser beneficiado por esse procedimento. Tudo isso vem coroar um trabalho que estamos realizando muito antes de todo o transplante acontecer”, destaca.

O paciente

Paulo foi diagnosticado com mieloma múltiplo ano passado, quando começou a sentir dores nas pernas. Com o diagnóstico teve início o tratamento e a preparação para o transplante.

O paciente conta que foi o trabalho da equipe multidisciplinar da unidade hospitalar que deu força para enfrentar e vencer a doença. “Um trabalho espetacular, da equipe de enfermagem, da equipe de fisioterapia, de dentistas, de todo mundo, uma equipe multidisciplinar que funciona, que te põe para cima e que faz com que você possa ter fé de que daqui você vai sair curado”, relata.

Durante os 24 dias de internação, o filho de Paulo, Marcelo Andrade Rodrigues Reis, acompanhou todo o procedimento ao lado do pai e detalhou a importância da atuação de cada um dos profissionais da equipe. “Desde a enfermagem, nutrição, fisioterapia, sem contar a parte médica. Teve momentos que meu pai não conseguia comer e ter esse acompanhamento ajudava muito. Meu papel de acompanhante foi só dar força e acho que consegui cumprir”, afirma. “Agora é vida nova”.



De Aquidauana a família acompanhou cada etapa do procedimento e a esposa de Paulo, Sandra Reis, emocionada fala do alívio ao rever o marido. “Nós nunca perdemos a confiança e nos sentimos muito acolhidos por toda a equipe, que nunca nos deixou perder a esperança. Só tenho a agradecer”.

Ao deixar o Hospital, Paulo ressalta a importância do serviço próximo aos sul-mato-grossenses. “Quero mostrar para Mato Grosso do Sul que é possível, é necessário ter um serviço como esse implantado aqui. E deixar uma mensagem de esperança, lógico que eu confio muito no meu Deus, mas acima de tudo o trabalho científico que foi feito aqui”, finaliza.

Primeiro transplante de MS

O Hospital Cassems de Campo Grande é o primeiro do Mato Grosso do Sul autorizado a realizar transplante de medula óssea. O primeiro procedimento de alta complexidade ocorreu em agosto de 2022. Com isso MS se tornou o 11º estado do Brasil autorizado a fazer esse tipo de transplante.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Hospital Cassems de Campo Grande recebe certificação nacional de Acreditação Plena

Cassems Itinerante: confira calendário do programa para janeiro

Campanha Antigripe: pagamento da dose de vacina pode ser feito até o dia 18, via Pix

Beneficiários são convocados para votar em processo eleitoral realizado em março

Chapa ‘Cassems de Todos Nós’ lança candidatura para presidência da Cassems

Em fevereiro, ‘Cassems Itinerante’ leva atendimento para beneficiários em nove municípios do estado

Para secretário de saúde de MS, jeito de cuidar da Cassems é modelo a ser seguido em todo estado

Pela 2ª vez consecutiva, Cassems ultrapassa média nacional de índice da Agência Nacional de Saúde Suplementar

Cassems inaugura na sexta-feira, nova Unidade Regional de Três Lagoas

Para presidente da Comissão Eleitoral da Cassems, Jucli Stefanello, esse é o momento de exercer o direito de escolha

Eleição Cassems nesta quarta-feira dia 1° de março

Servidores públicos vão às urnas para eleger Conselho Administrativo e Fiscal da Cassems

Com mais de 13 mil votos, Ricardo Ayache é reconduzido presidente da Cassems para o quadriênio 2023-2027

Cassems abre calendário de ações de cuidado à saúde da mulher com exame de prevenção ao câncer de mama

Pesquisa aponta que 84,53% dos beneficiários aprovam o plano de saúde Cassems

Cassems presta contas para os beneficiários em Assembleia Geral Ordinária nesta quinta-feira

Assembleia Geral Ordinária aprova contas da Cassems por unanimidade

Hospital Cassems regionaliza atendimentos e desafoga Santa Casa

Hospital Cassems de Campo Grande comemora um ano do 1º transplante de medula óssea com mais um procedimento realizado com sucesso

Hospital Cassems de Campo Grande realiza mais um transplante de medula óssea com sucesso