Com doses próximas do vencimento, Saúde amplia vacinação contra dengue
Crianças e adolescentes de 6 a 16 anos poderão ser imunizadas.
O Ministério da Saúde voltou a ampliar o público-alvo da vacinação contra a dengue para evitar perdas de estoques de vacinas que estão próximas do vencimento. Doses com validade até 30 de junho e 31 de julho poderão ser aplicadas, preferencialmente, em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos e não apenas de 10 a 14 anos.
Em nota técnica, a pasta orienta que estados com municípios que ainda não foram contemplados com a vacina da dengue realizem, preferencialmente, o remanejamento das doses com vencimento próximo para essas localidades. Já nos estados onde todos os municípios foram contemplados, as doses poderão ser aplicadas na faixa etária de 6 a 16 anos.
No documento, o ministério destaca ainda que, em casos onde os dois procedimentos forem comprovadamente insuficientes para esgotar as doses próximas do vencimento, a critério dos gestores municipais, a vacinação contra a dengue poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, limite etário especificado na bula do imunizante Qdenga.
Para garantir a segunda dose, aplicada com intervalo de 90 dias, às pessoas que forem vacinadas com vacinas remanejadas dentro das recomendações feitas pela pasta, estados e municípios devem oficializar a estratégia escolhida por meio dos e-mails : dengue.cgici@saude.gov.br; pni@saude.gov.br; cgici@saude.gov.br.
“O Ministério da Saúde reforça que esta é uma estratégia temporária e excepcional, aplicada apenas para as vacinas que possuem prazo de validade até 30 de junho e 31 de julho de 2024”.
Veja Também
Prefeitura abre seis pontos para campanha de multivacinação no sábado, 04 de maio
Corumbá abre três postos para campanha de multivacinação no sábado, 11 de maio
Corumbá abre duas unidades de saúde para multivacinação no sábado, 25 de maio
Campanha de multivacinação terá 10 pontos de imunização no sábado, 08 de junho
Nos primeiros seis meses de 2024, vacina BCG atinge 77,15% de cobertura em Mato Grosso do Sul
Dia da Infância: coberturas vacinais de crianças em 2024 superam 2023 em Mato Grosso do Sul
Instituto Butantan pede à Anvisa registro da sua vacina contra a dengue, 1ª do mundo em dose única