Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Saúde

Com quase 400 encaminhamentos, Opera Corumbá inicia triagem para cirurgias de catarata

As cirurgias do Opera Corumbá acontecem de acordo com a escala médica e já foram realizadas 146 intervenções.

Fotos: Divulgação/PMC

O Opera Corumbá, projeto da Prefeitura com o propósito de reduzir as filas para cirurgias eletivas no município, já encaminhou 373 solicitações de procedimentos para a Santa Casa. As cirurgias acontecem de acordo com a escala médica e já foram realizadas 146 intervenções. Todos os procedimentos encaminhados para a instituição hospitalar passaram por um processo de triagem.

“Havia demanda reprimida e as cirurgias eletivas não estavam sendo executadas. Muitas pessoas ainda não tinham entregue o processo para dar andamento na cirurgia. Como as execuções começaram, as pessoas estão procurando a Central de Regulação para dar entrada nesses processos”, explicou a secretária adjunta de Saúde, Mariluce Leão. “No início, a fila era de 823 pacientes. Hoje temos uma fila de 1475”, disse ao detalhar o andamento do projeto.

Ela antecipou ainda que o Município começou a triagem para execução das cirurgias para catarata. A secretária adjunta de Saúde salientou que o Opera Corumbá é realizado com recursos próprios da Prefeitura, mas o Governo do Estado e União também sinalizaram apoio financeiro para esse tipo de cirurgia. “O programa de redução de filas para cirurgias, com recurso estadual, está para começar. O Município fez a adesão, é só aguarda a data para iniciar”, complementou Mariluce.

A Prefeitura destinou R$ 1.724.401,12 (um milhão, setecentos e vinte e quatro mil, quatrocentos e um reais e doze centavos), em recursos próprios, para realização de 1.082 procedimentos nas áreas de cirurgia geral (hérnia, vesícula, cistos, entre outras), ginecológica e vascular (varizes).

Assinado pelo prefeito Marcelo Iunes em março deste ano, o Decreto n° 2.937 criou o Projeto de Redução de Filas em Cirurgias Eletivas e estabeleceu que é de competência da Secretaria Municipal de Saúde, a implantação, o gerenciamento, a administração e fiscalização dos serviços especializados de cirurgia, procedimentos pré e pós-operatórios, a serem oferecidos aos pacientes. Ao todo, 64 tipos de cirurgias serão realizadas com os recursos da Prefeitura de Corumbá.

“É uma iniciativa inédita na região e esperamos diminuir muito essa fila de espera que existe hoje. Mesmo com o projeto em andamento, continuamos buscando o Governo do Estado e a União para que mais procedimentos possam ser realizados aqui", destacou Marcelo Iunes.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura dá início a processo para retomada das cirurgias eletivas em Corumbá

Cirurgias eletivas: Prefeito assina convênio de R$ 1,7 milhão com Santa Casa

Ano 1: Governo lança o Programa “MS Saúde”, com destaque para cirurgias reparadoras

MS recebeu 100% dos recursos para reduzir fila de espera por cirurgias no SUS

Com reitora da Unicesumar, prefeito Marcelo Iunes discute obras do Centro Municipal de Imagem

Opera Corumbá realizou 348 cirurgias eletivas; MS Saúde também atende população corumbaense

Opera Corumbá realizou quase 400 cirurgias eletivas; programa segue em andamento