Corumbá realiza 10ª Conferência Municipal de Saúde nos dias 02 e 03 de julho
O evento acontecerá no Centro de Convenções e terá como tema "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil".
A Prefeitura de Corumbá realizará, nos dias 02 e 03 de julho, a 10ª Conferência Municipal de Saúde, que reunirá gestores, profissionais da área e representantes da sociedade civil para discutir propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento acontecerá no Centro de Convenções e terá como tema "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil".
A realização da conferência foi oficializada pelo Decreto nº 3.610, publicado no Diário Oficial do Município em 17 de abril. A convocação atende à deliberação do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e integra o processo preparatório para a 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul.
Considerada um dos principais instrumentos de participação social na formulação das políticas públicas de saúde, a conferência tem como objetivo avaliar a situação da saúde no município, definir diretrizes para o setor e eleger os delegados que representarão Corumbá na etapa estadual.
Quatro eixos
As discussões serão organizadas em quatro eixos temáticos. O primeiro abordará democracia, direito à saúde, soberania nacional e a avaliação do cenário da saúde em Corumbá. O segundo tratará do financiamento do SUS, com foco na garantia de recursos adequados e sustentáveis.
O terceiro eixo discutirá os desafios contemporâneos enfrentados pelo sistema de saúde, incluindo os impactos das emergências climáticas e a justiça socioambiental. Já o quarto será dedicado aos modelos de atenção e gestão, com ênfase na integração dos territórios e na oferta de cuidado integral à população.
A organização do evento é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, que também coordenará a logística, a divulgação e a execução das atividades, conforme o regimento da conferência.
Programação
A programação terá início na quinta-feira, 02 de julho, às 18 horas, com o credenciamento dos participantes. A abertura oficial está prevista para as 19h, seguida da palestra magna sobre o tema central da conferência.
Na sexta-feira, dia 03, as atividades começam às 08h com orientações gerais e a instalação dos grupos de trabalho. Entre 8h30 e 11h, os participantes discutirão propostas distribuídas pelos quatro eixos temáticos.
À tarde, os relatores farão a consolidação das propostas, que serão apreciadas e votadas na plenária final, marcada para ocorrer entre 14h e 16h. Na sequência, das 16h às 17h30, será realizada a eleição dos delegados que representarão o município na etapa estadual. O encerramento está previsto para as 18h, com a leitura dos encaminhamentos finais e aprovação da ata resumida.
Durante o evento, o público também poderá participar das atividades do espaço "Tendas: Saúde com Práticas Integrativas e Complementares". Desenvolvido em parceria com a Unicesumar e movimentos sociais, o ambiente oferecerá serviços como quick massage, auriculoterapia, aromaterapia, reiki, meditação e técnicas de relaxamento, inspirados nos princípios da educação popular em saúde.
Veja Também
Mato Grosso do Sul recebe mais de 8 mil doses da vacina Pneumo 20 para crianças de até 5 anos
Anvisa libera produtos da Ypê produzidos a partir de janeiro de 2026
MPMS aprofunda investigação sobre fila de cirurgias cardíacas pediátricas e cobra medidas no SUS