Falece o Prof. Isaías Raw pesquisador e ex-diretor do Instituto Butantan
O pesquisador liderou a modernização de plantas e o desenvolveu novas vacinas

A Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde e o Butantan comunicam com pesar o falecimento do Prof. Isaías Raw, pesquisador e ex-diretor do Instituto.
Cientista diversas vezes premiado, o renomado professor foi reconhecido como Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (1995) e recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2001), ambos da Presidência da República.
Isaías Raw ingressou no Butantan em 1984 e foi o responsável pela criação do Centro de Biotecnologia, do Museu de Microbiologia e do Museu Histórico. Foi também o idealizador da Fundação Butantan – entidade de apoio ao Instituto Butantan que contribui para a manutenção da produção de imunobiológicos da organização.
Isaías Raw foi atuante e diretamente responsável por marcos importantes na história do Butantan como a montagem de novas fábricas de produção de soro na década de 1980, ajudando a sanar uma crise nesse setor. Além disso, trouxe inovações como a produção industrial em sistema fechado, liderou a modernização de plantas e o desenvolvimento de novas vacinas, como a da hepatite B recombinante. O professor foi um dos maestros da transferência de tecnologia da vacina da gripe entre Sanofi Pasteur e Butantan, até hoje o carro-chefe do Butantan.
Isaías tinha 95 anos, deixa filhos, netos e incontáveis alunos e admiradores no Butantan e na comunidade científica brasileira e internacional.
Veja Também
Anvisa autoriza ensaio clínico de vacina tetravalente contra a gripe do Butantan
Butantan entrega mais de 10 milhões de doses de vacina contra a gripe ao Ministério da Saúde
Pela primeira vez, Butantan exporta doses contra influenza à Bolívia, Colômbia e Cuba
Corumbá é destaque na Mostra Aqui Tem SUS com experiência em Auditoria em Saúde