Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Saúde

FENAPAR promove série de ações no Mês Mundial do Rim

Federação reforça a importância da prevenção das Doenças Renais Crônicas.

Em celebração ao Dia Mundial do Rim, comemorado este ano em 13 de março, a Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (FENAPAR) promoverá uma série de atividades com o intuito de conscientizar a população e as autoridades sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e ampliação das opções de tratamentos.

Entre as alternativas, está a diálise peritoneal domiciliar, que permite aos pacientes realizarem a terapia no conforto de seus lares, preservando sua rotina de trabalho e estudos.

Apesar de ser uma alternativa menos invasiva e com impactos significativamente menores na qualidade de vida dos pacientes, a diálise peritoneal domiciliar segue amplamente ignorada no Brasil.

De acordo com o Censo Brasileiro de Nefrologia de 2023, apenas 3,4% dos pacientes renais crônicos no país fazem uso da diálise peritoneal, um número extremamente baixo quando comparado a países como México, Nova Zelândia, Canadá, Hong Kong e Tailândia, onde políticas públicas incentivam essa modalidade.

Em nações como a Tailândia e Hong Kong, por exemplo, há programas governamentais chamados de "PD First" (diálise peritoneal como primeira opção), que estabelecem a diálise peritoneal como primeira alternativa de tratamento para pacientes renais crônicos, garantindo maior adesão e melhores resultados na qualidade de vida dos pacientes.

No Brasil, a baixa adesão à diálise peritoneal se deve, em grande parte, à falta de incentivo por parte do governo e do Sistema Único de Saúde (SUS). Enquanto em outros países há políticas específicas para estimular a DP, por aqui, a oferta do tratamento ainda é limitada, o que impede que milhares de pacientes possam optar por essa alternativa mais flexível e menos onerosa ao sistema de saúde a longo prazo. Diante desse cenário, a FENAPAR busca sensibilizar o governo e a sociedade sobre a necessidade urgente de ampliar o acesso e os incentivos a essa modalidade terapêutica.

As ações da FENAPAR para o Mês Mundial do Rim incluem eventos presenciais e online:

A campanha da FENAPAR busca ampliar o debate sobre a crise no tratamento da doença renal crônica a partir de discussões como subfinanciamento, falta de vagas, escassez de profissionais especializados (nefrologistas e vasculares), e dificuldades logísticas para transporte dos pacientes.

O acesso à saúde de qualidade é um direito fundamental, e cabe ao poder público garantir que os pacientes renais tenham todas as opções disponíveis para um tratamento digno e eficaz.

Mais informações podem ser encontradas no site da campanha: .

Março de 2025

Sobre a FENAPAR

A FENAPAR nasceu em 2013, a partir do sentimento de um grupo de pacientes e familiares decididos em fazer mais pela saúde das pessoas com doença renal crônica. Com a missão de acolher e representar todos os pacientes renais do país, a FENAPAR trabalha para potencializar as entidades que lutam por esta causa em todos os Estados. Formada por 14 associações filiadas em todo o país, a Federação é uma união de esforços com planejamento claro e objetivo, e interação junto à comunidade científica em prol de melhores políticas para o tratamento renal no Brasil.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Transplantes de rins e córneas aumentam em Mato Grosso do Sul

Em caminhada “Passos pela Vida”, famílias de MS dizem sim para doação de órgãos

No dia Nacional da Doação de Órgãos, Cartórios de Notas do Mato Grosso do Sul totalizam mais de 140 AEDOs

Doação de órgãos e tecidos é tema de mais uma edição do Me Conta, Brasil

Promotora de Justiça debate melhorias no transplante renal em reunião com equipe da Santa Casa