Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Saúde

Mato Grosso do Sul: Vacina da gripe para crianças entra no Calendário Nacional de Vacinação

Proteção contra a influenza passa a fazer parte da rotina de vacinação no SUS e vai beneficiar crianças de seis meses a menores de seis anos do estado.

A vacina da gripe agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), tornando permanente a proteção para esses públicos. Em 2024, cerca de 89,4 mil crianças já haviam sido vacinadas contra influenza no estado de Mato Grosso do Sul.

Além da inclusão do imunizante contra gripe, outras mudanças foram adotadas para 2025, como a ampliação do período para aplicação da vacina contra rotavírus e a substituição das doses de reforço da vacina oral contra poliomielite por uma dose inativada.

A partir deste ano, a vacinação contra influenza estará disponível em todas as salas de vacina a partir da 2ª quinzena de março, ao longo do ano, não apenas em campanhas sazonais. Outros grupos continuarão a receber o imunizante em estratégias especiais, incluindo profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.

No combate à poliomielite, o esquema vacinal e o reforço passam a ser exclusivamente com a vacina inativada (VIP), que é injetável. Já a vacina contra o rotavírus teve o período para aplicação das doses ampliado: agora, a primeira dose, indicada aos dois meses de idade, pode ser administrada até os 11 meses e 29 dias; enquanto a segunda dose, indicada aos quatro meses, poderá ser aplicada até os 23 meses e 29 dias.

Imunização contra covid-19 

A imunização contra a covid-19 faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de seis meses a menores de 5 anos de idade, idosos (a partir de 60 anos de idade) e gestantes.

A vacinação dos demais grupos especiais a partir de 5 anos de idade será realizada periodicamente em qualquer sala de vacina, sendo a cada seis meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais grupos: pessoas vivendo em instituições de longa permanência; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; puérperas (aquelas não vacinadas durante a gestação); trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.

Para a população geral entre 5 e 59 anos, e aqueles que nunca receberam nenhuma dose, a recomendação é de uma dose de vacina para a doença.

As mudanças foram implementadas com base em evidências científicas e ampliam a proteção contra doenças imunopreveníveis, garantindo um acesso mais abrangente e eficaz às vacinas.

SIGA-NOS NO

Veja Também

De olho na temperatura: especialistas da Cassems falam sobre cuidados para evitar viroses respiratórias sazonais

Campanha ‘Governo MS Vacina Mais’ imuniza 1,5 mil servidores estaduais contra Influenza

Secretaria de Saúde alerta para aumento de casos de Covid-19 e outros vírus respiratórios

Ambulâncias, caminhonetes e Vacimóvel: 114 novos veículos para atender à saúde em MS

Mato Grosso vai receber 96 mil doses da vacina contra a gripe

Governo de Mato Grosso do Sul fornece 84 mil doses da vacina contra Influenza para os 79 municípios

Município divulga cronograma de rotina das salas de vacina para esta semana

Governo fornecerá mais 440 mil doses para garantir cobertura contra Influenza em todo o MS

Três Unidades Básicas de Saúde abrem neste sábado, 5 de abril, para vacinação

Vacina contra gripe é segura e não causa a doença; saiba mais verdades

Prefeitura de Corumbá divulga cronograma de rotina das salas de vacina até quarta-feira, 16 de abril