Voo pela vida: Governo de MS mobiliza aeronave para garantir transplante de órgãos

O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), CET/MS (Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul) e Secretaria de Estado da Casa Civil, realizou nesta quarta-feira (10) uma operação fundamental para salvar vidas: o transporte de órgãos para transplantes. Dois rins e um fígado foram enviados em aeronave da Casa Civil para pacientes em Brasília, no Distrito Federal.
Toda a operação foi coordenada pela CET/MS, reforçando a importância da logística eficiente e do apoio governamental no processo de transplantes no Estado. Segundo a coordenadora da Central, Claire Carmen Miozzo, a operação só foi possível graças a solidariedade da família da doadora, mulher de 68 anos.
“Isso foi possível graças a solidariedade da família de doar os órgãos e tecidos do seu ente querido. Para ser um doador de órgãos e tecidos converse com sua família. Deixe sua família ciente de sua vontade”, explica.
Além dos rins e fígado, também foram coletadas as córneas da doadora, em procedimento realizado na madrugada desta quarta-feira, na Santa Casa. As córneas serão destinadas a pacientes de Mato Grosso do Sul.
Diálogo aberto
Um diálogo franco e aberto entre as pessoas que desejam ser doadoras e a suas famílias é fundamental. “As pessoas não conversam sobre a doação de órgãos e tecidos. Quando morrem, cabe a família autorizar a doação. Durante a acolhida, entrevistamos o familiar e damos o direito da família decidir pela doação. Muitas vezes, quando dizem ‘não’, a maioria é porque desconhece a vontade de quem foi a óbito. Se isso for deixado claro em vida com a família, ela vai autorizar”, explica a coordenadora.
Assim, o serviço de acolhimento é feito por pessoas treinadas, que passam por capacitações da Central de Transplantes, a fim da família entender todo o processo de morte encefálica e o direito de autorizar ou não, a de doação órgãos e tecidos.
Não deixe de informar à sua família o seu desejo de ser um doador de órgãos e tecidos. Doe vida!
Veja Também
Mato Grosso do Sul realizou 26 transplantes entre janeiro e setembro de 2023
Cartórios de Notas de Corumbá totalizam 2 Doações de Órgãos em 30 dias de AEDO
Captação de órgãos para transplante é realizada no Humap-UFMS
SES confirma primeiro caso autóctone de Febre Oropouche em Mato Grosso do Sul
Governo de Mato Grosso do Sul celebra convênio para aprimorar a regionalização da saúde
Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul completa 25 anos de história
Transplantes de rins e córneas aumentam em Mato Grosso do Sul
Em caminhada “Passos pela Vida”, famílias de MS dizem sim para doação de órgãos
Cooperação de instituições mais uma vez viabiliza transporte de órgão e garante transplante
Central de Transplantes completa 25 anos e realiza primeiro transplante de fígado no Estado