Mato Grosso do Sul é destaque no cenário global de turismo e comunicação
O estado foi tema do Painel de Sustentabilidade da feira TravMedia's International Media Marketplace (IMM), na última semana.

Em sua 12ª edição, a TravMedia's International Media Marketplace (IMM), uma das principais feiras internacionais de comunicação e turismo, promoveu a conexão da indústria de turismo e os diferentes agentes da comunicação, durante dois dias de evento (24 e 25 de janeiro), em Nova York, EUA. Este ano, um dos destaques da feira foi o Mato Grosso do Sul e a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (FUNDTUR), representados por Gisele Abrahão (GVA), no Painel de Sustentabilidade do Evento.
O painel, que teve como tema: "From sustainable and regenerative to conservation and stewardship" (Da sustentabilidade e regeneração à conservação e gestão responsável), destacou a estratégias, o posicionamento de liderança, além as diferentes iniciativas já implementadas no estado que promovem o turismo e o crescimento a partir de novas práticas.
Gisele Abrahão, durante a apresentação, ressaltou a importância da ação integrada entre os diferentes stakeholders do mercado do turismo, dos governos e da mídia: “Um fator crucial é a colaboração entre todas as partes interessadas. O governo, o setor privado e a comunidade local trabalham juntos no Mato Grosso do Sul de maneira integrada em prol de uma agenda comum. Em 2017, Mato Grosso do Sul deu um passo ousado ao reorganizar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e unir todas as principais indústrias e produtores econômicos do estado sob a mesma ótica. Agricultura, Recursos Naturais e Turismo compartilharam metas comuns, planos e orçamento. Esse movimento estratégico levou-os a se complementarem em vez de competirem, promovendo uma abordagem mais unificada e impactante.”
Um dos destaques do estado, mencionados durante o painel, é a cidade de Bonito - pioneira em ecoturismo e o primeiro destino a conquistar o certificado de carbono neutro no mundo. Há mais de 20 anos, a cidade tem desenvolvido ações voltadas para a promoção sustentável do turismo e o selo “Climate Positive”, concedido pela Organização Internacional Green Initiative, é o reconhecimento do resultado do conjunto dessas ações. Segundo o Relatório da Pegada de Carbono do Destino Turístico de Bonito, de 2021, publicado pela SECTUR (Secretaria de Indústria Comércio e Turismo), algumas das principais medidas implementadas que levaram a obtenção da certificação foram: o engajamento da população local, o suporte dos órgãos públicos, o engajamento de stakeholders chave e a compensação das emissões de carbono. Além do destino, atrações e empreendimentos locais receberam o reconhecimento de carbono neutro e tornaram-se referência para outras cidades e negócios no Brasil.
O relatório também revelou algumas das áreas nas quais o trabalho foi intensificado para garantir a maior compensação do carbono. Dentre outros, existe o esforço para garantir o melhor manejo do lixo e para a promoção do uso de combustíveis mais sustentáveis na região .
Sobre o evento Gisele Abrahão comentou: “Foi fantástico representar o Mato Grosso do Sul em um evento com tantas trocas e conexões. É ainda mais especial posicionar o estado e todos os seus princípios como o único representante da América do Sul nos painéis de discussão da IMM. Realizamos mais de 20 reuniões com profissionais qualificados do mercado, que realmente tem interesse nos objetivos e ações já implementadas pelo destino. É um evento que nos permite conhecer novas perspectivas e que sem dúvidas diversos destinos brasileiros poderão se beneficiar em participar.”
Para mais informações acesse: https://globalvisionaccess.com/ .
Veja Também
9ª edição da Bonito 21K tem recorde de públicoe muitas histórias de superação
Gestão da Rota Pantanal Bonito integra projeto da Fundtur vencedor de prêmio nacional
Embratur destaca Chico, guia virtual que vai apresentar Corumbá e o Pantanal pelo WhatsApp
Bonito recebeu 313 mil turistas em 2023, recorde histórico da Capital do Ecoturismo