Mtur e Fundtur MS destacam governança da Rota Pantanal Bonito
Entidade foi parabenizada pelo Ministério do Turismo e pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul durante assembleia online com os municípios.

A gestão da Instância de Governança Regional (IGR) da Rota Pantanal Bonito, assumida em 2021 pelo Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), entidade mantida pelo setor privado com sede em Bonito, foi parabenizada pelo Ministério do Turismo (Mtur) e pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS) durante assembleia online realizada com os municípios que integram esse mosaico de atrativos turísticas único no Brasil.
A coordenadora-geral das Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do Mtur, Ana Carla Moura, aceitou o convite para participar da reunião para entender como Mato Grosso do Sul avançou na implantação das IGRs e elogiou o modelo de gestão da Rota Pantanal Bonito, que hoje tem a adesão de seis dos dez municípios que fazem parte dos dois biomas (Pantanal e Serra da Bodoquena). “Esse fortalecimento regional é fundamental e estratégico”, disse.
Mercado consome
Ana Carla colocou a sua coordenação no Mtur à disposição do Estado e do trade turístico no alinhamento das ações integradas para o desenvolvimento do setor e da governança da rota. O diretor-presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling, também participou da live e reafirmou o compromisso da fundação de continuar dando suporte técnico e financeiro para que a IGR Pantanal Bonito continue crescendo “e que tenha cada vez mais autonomia de fato”.
Wendling realçou ainda o diferencial de duas regiões (Pantanal e Serra da Bodoquena) que considera fantásticas em diversidade de atrativos na natureza e gestão. “O mercado já está consumindo os dois destinos como coletivo e estamos reforçando a promoção e divulgação da rota também nos eventos internacionais”. Juntos, Pantanal e Bonito são praticamente imbatíveis, segundo o presidente da Fundtur.
Metas cumpridas
Na coordenação da assembleia, o presidente do Bonito Convention, Rodrigo Coinete, destacou o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundtur, ao turismo de Mato Grosso do Sul e em especial à Rota Pantanal Bonito. “Essa interlocução com a Fundação de Turismo nos permite avançar na governança e na execução do nosso plano de trabalho”, comentou. Coinete também realçou o papel preponderante do Ministério do Turismo na implantação das IGRs.
Durante a assembleia, a equipe técnica da rota apresentou as ações já desenvolvidas, como a realização do Feirão do Turismo em Campo Grande e a estruturação dos setores de marketing e divulgação, com a criação de uma assessoria de imprensa, núcleo de redes sociais e o site (em elaboração), e o calendário de capacitação. Ficou definido para setembro a próxima assembleia, quando será aprovado o plano de trabalho para 2024.
A maioria dos municípios que integram a rota participou da live. A secretaria-executiva do Bonito Convention, Janaína Mainchein, confirmou a adesão de seis municípios à IGR Pantanal Bonito: Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Jardim e Miranda. Os demais, estão providenciando documentação e a regulamentação por lei para participar. Presente também à assembleia a interlocutora da Rota Pantanal Bonito, Emanueli Ribeiro, da Fundtur/MS.
Veja Também
Na capital, Corumbá se destaca no Feirão do Turismo
Turismo de Mato Grosso do Sul capacita agentes de viagens na Convenção Anual Schultz
Rota Pantanal Bonito é destino ideal para quem busca lazer e aventura no feriado
Empresária cria negócio de comida congelada inspirada na tradição da comitiva pantaneira
Destinos da Rota Pantanal Bonito atraem grande púbico na feira do agro no Paraguai
Plataforma de inteligência turística de MS, Alumia chegou para dar luz às decisões no setor
Brasil recebe mais de 3,2 milhões de turistas internacionais no primeiro semestre de 2023
Seminário sobre clima destaca as ações sustentáveis do Estado e Bonito no turismo
Com turismo de experiência, Pousada Morraria envolve a comunidade na Serra da Bodoquena