O mundo de olho no Brasil: mais de 868 mil turistas estrangeiros visitaram o país em janeiro
Números do mercado de aviação doméstica e internacional também apresentaram alta no primeiro mês do ano.
O Brasil definitivamente voltou a ser um dos destinos escolhidos pelos turistas estrangeiros. Em janeiro de 2023, a Polícia Federal registrou a entrada de 868.587 estrangeiros no país. Um marco histórico, que supera em mais de 100 mil visitantes o registrado em 2019 e 2020, dois últimos anos antes da pandemia de Covid-19, quando foram registrados, respectivamente, 756.883 e 750.457 visitantes. O número mais que dobrou o registrado em dezembro do ano passado, quando o país recebeu 414.752 turistas.
O resultado do mais recente Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) também confirma o crescimento do mercado do transporte aéreo de passageiros no país. A aviação civil doméstica movimentou 8,3 milhões de passageiros no mês de janeiro. Um aumento de 11% em relação a janeiro do ano anterior e o maior número de passageiros domésticos registrados no mês desde 2021.
A movimentação internacional registrou crescimento ainda maior: 1,83 milhão de passageiros em voos internacionais, um acréscimo de 73,3% na comparação com janeiro de 2022.
CENÁRIO POSITIVO - Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o cenário positivo se deve à nova perspectiva do mundo em relação ao país com a mudança de governo. Os dados, a seu ver, demonstram como a imagem do país no exterior influencia diretamente a decisão de visitar o país. “O fato novo que nos fez sair de um dos piores desempenhos globais e recuperarmos o interesse do turista internacional foi a mudança de governo. O Brasil deixou de ser párea e voltou a ser visto como um país acolhedor, um povo aliado da humanidade, com compromisso com a sustentabilidade ambiental, com os direitos humanos e com a valorização de nossa diversidade”, destaca.
Levantamento da Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, com base em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), destaca que mais de 1,28 milhão de turistas estrangeiros estão com passagens compradas para curtir o verão brasileiro. Os dados consideram o período de dezembro de 2022 até março de 2023.
SUSTENTABILIDADE, DIVERSIDADE E RESPEITO - Desde fevereiro, as agências brasileiras que administram o comércio exterior e a promoção do turismo internacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), retomaram a utilização da antiga logomarca que o país utilizou como Nation Brand entre 2005 e 2019, a “Marca Brasil”. A medida marcou o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, focada na sustentabilidade ambiental, na diversidade e no respeito.
MINISTÉRIO DO TURISMO - Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, com a diversidade de atrativos naturais, culturais, históricos, o Brasil tem potencial para ampliar ainda mais estes números. O número, sustentou a ministra, confirma a volta da confiança dos visitantes internacionais no Brasil, como um destino que respeita as diferenças e que preserva o meio ambiente. “Como diz o nosso presidente Lula: Estamos de volta! Estamos de volta com a preservação da Amazônia e dos demais biomas do país, com um governo que respeita a todos os brasileiros, que dá importância ao povo, à nossa cultura, à igualdade étnica e racial. Vamos juntos continuar trabalhando para mostrar o Brasil ao mundo e ampliar ainda mais estes números”, destacou.
A pasta lançou um plano com ações estratégicas para desenvolver o Turismo no país que conta com 5 eixos de atuação: Diálogo; Sustentabilidade e mudanças climáticas; Carnaval; Estruturação de destinos e redução do preço das passagens aéreas para democratizar o acesso da população à aviação no país.
Veja Também
Referência em turismo, MS vai participar da reestruturação brasileira no setor
Lei estabelecerá multa para empresa que descumprir igualdade salarial
Brasil transporta 7,3 milhões de passageiros em maio, recorde para o mês desde 2015